Após acidente, cidade em Alagoas veta competição de cavalo de pau

Evento integrava programação de festa em Santana do Ipanema

Thiago Guimarães, iG Bahia |

Após um acidente com morte no último domingo (29), a Prefeitura de Santana do Ipanema, no sertão de Alagoas, decidiu excluir uma competição de manobras de cavalo de pau da programação de uma festa tradicional do município, realizada em julho.

O acidente, registrado por cinegrafistas amadores, ocorreu durante uma espécie de “treinamento” para o campeonato. Uma camionete Hilux tenta fazer um cavalo de pau – inversão súbita da direção mediante acionamento de freio –, mas o veículo capota, provocando a morte de Robson de Souza Silva, 32 anos, que estava no banco do passageiro.

O acidente ocorreu em um terreno da prefeitura que abriga, em julho, o “Festival da Juventude”, evento tradicional da cidade que tem como ponto alto uma disputa de manobras de cavalo de pau. Ainda de acordo com a administração municipal, a disputa durante a festa ocorria sob esquema de segurança, com equipes de emergência.

A Prefeitura de Santana do Ipanema afirmou desconhecer o uso do terreno para treinamento. Embora dezenas de pessoas e carros estivessem no local, informou que a área estava cercada e que foi invadida pelas pessoas.

Em nota divulgada na noite desta quarta-feira (1), a prefeitura informou que a comissão organizadora da festa fará um “novo planejamento do evento”, com a retirada da competição de cavalo de pau.

O fim da atividade foi uma recomendação do Ministério Público de Alagoas, que investiga o acidente. Para o procurador-geral de Justiça do Estado, Eduardo Tavares, a festa deve continuar, desde que não haja “apresentações automobilísticas sem nenhuma segurança e feita por amadores”.

“Esse tipo de teste fere o Código de Trânsito Brasileiro, sem contar que o local é impróprio, e não temos a garantia da presença de profissionais com veículos especiais para este tipo de prática”, disse Tavares.

null

    Leia tudo sobre: alagoascavalo de paumanobracompetição

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG