Bahia não adotará horário de verão a partir de domingo

Exclusão do Estado atende pedido da população que estaria preocupada com a violência. Decreto inclui Tocantins na abrangência do novo horário

iG São Paulo |

Decreto presidencial publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira exclui o Estado da Bahia do grupo de unidades da Federação que terão o horário de verão a partir do próximo domingo (21). Além disso, o decreto inclui o Estado de Tocantins na abrangência do novo horário.

Leia mais:  Horário de verão começa domingo

Assim, o horário de verão vigorará nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e no Distrito Federal.

A exclusão da Bahia atende a um pedido da população, preocupada com a violência. O horário de verão tem início à zero hora do próximo domingo, quando os relógios serão adiantados em uma hora nas regiões determinadas.

A medida, que tem como objetivo a economia do consumo de energia elétrica, vigora até 17 de fevereiro de 2013.  Segundo informações do Ministério de Minas e Energia, durante a vigência do horário diferenciado, está prevista uma redução média de 5% no consumo no horário de pico, que vai das 18h às 21h.

Desde 2008, a aplicação do horário diferenciado é regulamentada pelo Decreto n° 6.558, que fixou datas para o início e término. O começo é sempre no terceiro domingo de outubro, e o fim, no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente. Se a data coincidir com o domingo de carnaval, o encerramento é transferido para o domingo seguinte.

*com AE e Agência Brasil

    Leia tudo sobre: horário de verão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG