Avião encontrado com nove sobreviventes pousou em rio, segundo a Aeronáutica

A aeronave C-98 da FAB (Força Aérea Brasileira), que estava desaparecida desde a manhã de quinta-feira, foi localizada por volta das 9h40 desta sexta-feira por uma aeronave C-105 Amazonas, segundo informações do Comando da Aeronáutica.

Redação |

De acordo com a Aeronáutica, o avião pousou no rio Ituí, afluente do rio Javari, entre as Aldeias Aurélio (da Tribo dos Matis) e Rio Novo (da Tribo dos Murugos). Dos onze ocupantes, nove sobreviveram e passam bem. Um militar estaria desaparecido.

O C-98 foi inicialmente localizado por índios da tribo dos Matis e a Força Aérea Brasileira enviou para o local as aeronaves que estavam engajadas na operação de busca.

Desaparecimento

O avião desapareceu, na manhã de quinta-feira, quando seguia para o município amazonense de Tabatinga em apoio a uma missão de vacinação do Ministério da Saúde.

A confirmação do desaparecimento foi feita pelo Comando da Aeronáutica. O Comando da Aeronáutica informou ainda que as condições meteorológicas eram boas no horário do desaparecimento do avião.

De acordo com o órgão, as buscas prosseguiram durante toda a madrugada com a ajuda de um helicóptero HM-3 Cougar do Exército e uma aeronave R-99 da FAB equipados com sensor para varredura térmica. Nesta manhã, sete aeronaves realizaram as buscas ao avião.

Modelo C-98 Caravan

O modelo C-98 Caravan foi desenvolvido no início dos anos 80 nos Estados Unidos para transporte de pequenas cargas e passageiros em curtas distâncias. No Brasil, é utilizado desde 1987 em tarefas de apoio, utilitárias e de evacuação aeromédica. Também é usado pelo Correio Aéreo Nacional e em ações cívico-sociais do Exército.

Leia mais sobre C98-Caravan

    Leia tudo sobre: avião

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG