focos luminosos em alto mar - Brasil - iG" /

Avião da TAM avistou focos luminosos em alto mar

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Tripulantes de um avião da TAM que chegou ao país na segunda-feira avistaram focos luminosos em alto mar na rota entre a Europa e o Brasil, quando iam no sentido inverso do de uma aeronave da Air France que desapareceu. Em comunicado, a TAM diz que avisou as autoridades aeronáuticas brasileiras sobre os focos luminosos, que estavam a aproximadamente 1.300 quilômetros de Fernando de Noronha

Reuters |

(PE).

A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou que um avião da TAM que fazia a rota contrária ao da Air France avistou "pontos alaranjados" no oceano.

Segundo o coronel Jorge Amaral, vice-chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, o avião da TAM "antes de entrar no espaço aéreo brasileiro, ou seja, pelo que dá a entender, no espaço aéreo de Dacar (Senegal), a aproximadamente cinco a dez minutos de entrar no espaço aéreo brasileiro, viu vários pontos laranjas sobre o mar".

Isso teria acontecido às 23h40 (horário de Brasília), cerca de 40 a 60 minutos depois do relato do problema com a aeronave da Air France, segundo a FAB, que acrescentou que autoridades senegalesas não confirmaram nada e que também não poderia confirmar a informação "ainda".

A notícia sobre os focos luminosos foi dada no início da noite pelo presidente em exercício José Alencar no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, onde ele foi prestar solidariedade a familiares das pessoas que estavam a bordo do voo AF 447, que fazia a rota Rio de Janeiro-Paris e tinha 228 pessoas a bordo.

"Há uma notícia, mas muito vaga, de um avião aqui do Brasil --da TAM--, que teria visto alguma coisa pegando fogo numa região do Atlântico", disse Alencar a jornalistas.

Ele afirmou ter ido ao Galeão a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está em viagem oficial a El Salvador onde acompanhou a posse de Mauricio Funes como presidente desse país. A programação de Lula inclui ainda visitas a Guatemala e Costa Rica.

"Ele (Lula) falou que seu eu não pudesse vir (ao Galeão), ele voltaria (de viagem)", disse Alencar, que recentemente voltou de uma viagem dos Estados Unidos onde passou por um tratamento de um câncer.

"Ele vai prosseguir em viagem para cumprir compromissos importantes para o nosso país", acrescentou.

Segundo informações da Air France, 58 brasileiros estavam a bordo do voo AF 447.

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier no Rio de Janeiro, com reportagem de Fernando Exman em Brasília; Texto de Tatiana Ramil)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG