AVC: o que ele provoca e como prevení-lo

AVC: o que ele provoca e como prevení-lo Por Adriana Bifulco São Paulo, 10 (AE) - É bastante popular o termo AVC, que significa Acidente Vascular Cerebral. Esse mal, no entanto, também é conhecido como derrame.

Agência Estado |

De acordo com Sérgio Listik, coordenador da equipe de neurocirurgia e neurologia do Hospital São Luiz Anália Franco, em São Paulo, os derrames podem ser isquêmicos ou embólicos.

"No primeiro caso ocorre o entupimento das artérias por depósitos de gordura. Ele é provocado por hipertensão, colesterol alto ou diabetes mal controlada. Já os derrames embólicos ou hemorrágicos são mais graves, pois destroem grande quantidade de tecido cerebral", explica Listik. "Os êmbolos (ou coágulos) saem do coração e são levados para o cérebro pela circulação. Dependendo da região afetada ou onde houve o sangramento, ele pode causar paralisia de um lado do corpo, prejudicar a linguagem, o equilíbrio, a visão, levar ao coma ou até provocar morte", finaliza o especialista.

Segundo Félix Pahl, neurocirurgião do Hospital Sírio Libanês, na capital paulista, o AVC é constatado através de exame clínico e também por exames de imagens como tomografia e, se houver necessidade, ressonância magnética.

Para prevenir um AVC é necessário que os pacientes controlem sua pressão arterial, diabetes e tratem doenças cardiovasculares.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG