Avaliação positiva do governo Lula sobe para 72%, diz Ibope

A avaliação positiva para o governo do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, subiu para 72% em novembro ante 69% na sondagem de setembro. Esta é a última edição do ano da pesquisa de opinião da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Ibope sobre o desempenho da administração federal.

iG São Paulo |

Segundo a pesquisa divulgada nesta segunda-feira, a aprovação a Lula também subiu de 81% em setembro para 83% em novembro. A desaprovação ao presidente, por sua vez, caiu de 17% para 14% na sondagem mais recente.

Os brasileiros ouvidos na pesquisa atribuíram ao governo a nota média 7,7, maior que a nota dada na pesquisa anterior (7,6).

A confiança no presidente Lula também apresentou alta, de 76% em setembro para 78% em novembro.

A sondagem mediu também a intenção de voto para a sucessão presidencial no próximo ano.

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), que lidera a disputa, subiu para 38% na sondagem de novembro, ante 35% em setembro.

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), tecnicamente empatada com o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) na pesquisa anterior, conquistou o segundo lugar com 17% das intenções de voto. Ela tinha 15% em setembro.

Já Ciro caiu para 13% contra 17 % e a senadora Marina Silva (PV-AC) passou de 8% para 6%.

A pesquisa CNI/Ibope tem margem de erro de 2 pontos porcentuais para cima ou para baixo. No levantamento, foram ouvidas 2.002 pessoas.

*Com informações da Agência Estado e Reuters

Leia mais sobre: Lula

    Leia tudo sobre: ibopelulapesquisa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG