rebatizada de gripe A) no Brasil." / rebatizada de gripe A) no Brasil." /

Autoridades vão monitorar fronteiras terrestres, afirma Anvisa

BRASÍLIA ¿ O presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Dirceu Raposo de Mello, afirmou que, a partir desta terça-feira, as autoridades brasileiras vão passar a monitorar os viajantes que entrarem no País por via terrestre. A ação tem como objetivo aumentar a fiscalização a fim de detectar possíveis casos suspeitos da gripe suína (http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/04/30/oms+decide+mudar+nome+da+gripe+suina+5867916.html target=_toprebatizada de gripe A) no Brasil.

Carollina Andrade |

Qualquer viajante que entre no Brasil por via terrestre (passa a ser monitorado), porque já tivemos casos na Colômbia. [...] São paises que fazem fronteira terrestre com o Brasil, destacou Mello.

O presidente destacou ainda que, se for detectado um caso suspeito da gripe, as autoridades responsáveis irão impedir a entrada e saída do passageiro do País. Vamos fazer os mesmos procedimentos que em uma aeronave ou um navio. Iremos restringir a circulação de uma pessoa que apresente os sintomas da doença e encaminhá-la para um serviço médico especializado e, se necessário, para o hospital de referência, acrescentou.

Raposo participou nesta tarde de debate nas comissões de Seguridade Social e Família; de Defesa do Consumidor e a comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural para discutirem as providências que estão sendo tomadas pelas autoridades brasileiras para o enfrentamento de uma possível propagação da "gripe suína" no País.

Casos suspeitos

No Brasil já existem  28 doentes hospitalizados com suspeita de terem contraído a "gripe suína". Outros 28 estão sendo observados e 73 foram descartados, confirmou nesta terça-feira o Ministério da Saúde.

Os casos suspeitos estão nos Estados de São Paulo (12), Minas Gerais (3), Distrito Federal (2), Rio de Janeiro (2), Santa Catarina (2), Tocantins (2), Goiás (1), Mato Grosso do Sul (1), Paraíba (1), Pernambuco (1) e Rondônia (1). O monitoramento é feito em 20 Estados, segundo o Ministério da Saúde.

Leia também:

Entenda a "gripe suína"

Gripe suína no Brasil

Leia mais sobre: gripe suína

    Leia tudo sobre: gripe suína

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG