Austrália quer atrair turistas com épico estrelado por Kidman

CANBERRA (Reuters) - Um filme épico ambientado no interior isolado da Austrália e estrelado por Hugh Jackman e a premiada com o Oscar Nicole Kidman será a ponta de lança de uma nova campanha de turismo que visa devolver ao país seu poder de sedução e atrair mais visitantes. Intitulado simplesmente Australia e dirigido pelo bombástico cineasta nacional Baz Luhrmann, o filme de 122 milhões de dólares acompanha uma aristocrata inglesa (Kidman) que herda uma grande fazenda na Austrália e se apaixona por um vaqueiro rude (Jackman).

Reuters |

Ambientado na véspera da 2a Guerra Mundial no norte da Austrália, com sua bela paisagem rural, 'Australia' mostrará Kidman e Jackman atravessando grandes distâncias com 2.000 cabeças de gado e sendo surpreendidos em Darwin pelo bombardeio das forças japonesas.

'Este filme será potencialmente visto por dezenas de milhões de pessoas e vai destacar aspectos pouco conhecidos do meio ambiente, da história e da cultura indígena australianos', disse no fim de semana o ministro do Turismo australiano, Martin Ferguson.

O ministro afirmou que a Tourism Australia, que promove o turismo no país, vai lançar uma campanha internacional de marketing para coincidir com o lançamento do filme, previsto para novembro. A expectativa é que o épico dará o maior impulso ao turismo no país desde 'Crocodilo Dundee', de 1986.

Alguns críticos de cinema prevêem que o filme será uma amálgama de clichês sobre a Austrália.

Mas as autoridades de turismo esperam que o filme infunda novo ânimo no turismo nacional, estagnado desde as Olimpíadas de Sydney, de 2000.

'Australia' é o primeiro filme dirigido por Luhrmann desde 'Moulin Rouge', de 2001, e vem sendo rodado em locações na região isolada de Kimberley, no oeste do país, em Darwin, capital do Território do Norte, e na cidade tropical de Bowen.

O governo suspendeu recentemente uma campanha de turismo polêmica intitulada 'Where the bloody hell are you?' (onde diabos você está), que trazia uma modelo de biquíni e foi proibida no Canadá e na Grã-Bretanha.

Martin Ferguson lançou uma campanha internacional nova que nos próximos três anos vai mostrar a Austrália como 'país maduro e convidativo' e que prevê contar com a popularidade de 'Australia' junto ao público internacional.

A receita turística vem caindo recentemente devido à quase paridade do dólar australiano com o americano e à alta dos preços dos combustíveis e das passagens aéreas, que desencoraja a vinda de potenciais visitantes.

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