Aumento de nebulosidade provoca chuva no Nordeste e Sul

Chuva forte deve atingir o Rio Grande do Sul e Santa Catarina nesta terça-feira

iG São Paulo |

Pancadas fortes de chuvas vão atingir o Rio Grande do Sul e Santa Catarina nesta terça-feira devido a áreas de instabilidade sobre a região, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec). Também haverá chance de temporal localizado principalmente no oeste, centro-norte e nordeste do Estado gaúcho e no sul e leste de Santa Catarina.

Os ventos úmidos vindos do mar provocarão chuva a qualquer hora do dia entre o litoral sul da Bahia e litoral do Espírito Santo. Nas demais áreas do Estado capixaba, o dia terá muita nebulosidade e podem ocorrer chuvas isoladas. O tempo também estará instável com aberturas de sol e períodos de chuva localizada entre o litoral de Sergipe e o Recôncavo Baiano. Nas demais áreas de Sergipe e no nordeste da Bahia, haverá possibilidade de pancada de chuva no decorrer do dia. A nebulosidade estará variável no nordeste e faixa leste da Região Nordeste.

Na região Norte do País o calor e a umidade do ar elevada favorecerão a ocorrência de pancadas de chuva em algumas localidades, principalmente sobre o Amazonas, Rondônia, Acre, noroeste do Mato Grosso, faixa oeste do Pará e em Roraima. Entre o Amapá, no norte do Pará e no noroeste do Maranhão a chance de ocorrerem pancadas de chuva será menor, mas não está descartada.

O tempo segue seco e quente em grande parte da Região Centro-Oeste, no Tocantins, interior do nordeste, oeste de Minas Gerais e Triângulo Mineiro, norte e oeste de São Paulo, onde a umidade relativa do ar no período da tarde poderá ser inferior a 20% em algumas localidades. Nas demais áreas do País o sol aparece entre poucas nuvens.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) de São Paulo, nos próximos dias o tempo volta a ficar seco com predomínio de sol e temperaturas em elevação na Grande São Paulo. As mínimas oscilam em torno dos 18ºC, enquanto que as máximas podem superar os 32ºC. A umidade relativa do ar entra em declínio no período das tardes, principalmente na segunda metade da semana.

Com informações da Agência Estado

    Leia tudo sobre: climatempotemperaturachuvanublado

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG