Brasília - O Ministério da Saúde divulgou neste sábado (30) boletim que registra o aumento de 18 para 19 nos casos suspeitos de infecção pelo vírus influenza A (H1N1) - gripe suína ¿ no Brasil. Os casos suspeitos são monitorados pelo Ministério em dez estados. O número de casos confirmados permanece em 16.

Do total de casos confirmados, sete estão em São Paulo, cinco no Rio de Janeiro, dois em Santa Catarina, um em Minas Gerais e um no Rio Grande do Sul. O boletim informa que, para esses casos, estão sendo realizadas buscas ativas e monitoramento de todas as pessoas que estabeleceram contato próximo com esses pacientes.

Os casos detectados de transmissão dentro do território nacional somam quatro, todos de pessoas que tiveram vínculos com pacientes vindos do México ou dos Estados Unidos. Desse modo, a transmissão no Brasil é limitada e não há evidência de sustentabilidade da transmissão de pessoa a pessoa, diz o boletim do Ministério da Saúde. Os dados divulgados foram atualizados pelas Secretarias Estaduais de Saúde até as 9h30 deste domingo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.