Aulas são suspensas no Rio de Janeiro por causa da chuva

As escolas municipais e estaduais tiveram as aulas suspensas nesta terça-feira por causa da chuva que atinge o Rio de Janeiro desde a noite de segunda-feira.

iG São Paulo com Agência Estado |

  • Acompanhe o trânsito no Rio de Janeiro e em São Paulo
  • Veja galeria de fotos da chuva no Rio de Janeiro
  • Aeroporto Santos Dumont está fechado por causa da chuva

    Futura Press
    Avenida Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, alagada

    Avenida Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, alagada

    O Tribunal de Justiça do Estado também cancelou todas as audiências marcadas para os fóruns da cidade, assim como a Câmara Municipal e o Ministério Público.

    Ficar em casa

    O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), recomenda que a população não saia de casa para que as equipes de resgate e conservação possam se deslocar pelo município, em caos provocado pela chuva que atinge a cidade há mais de 15 horas.

    Em nota oficial, ele pediu ainda que a população evite grandes deslocamentos principalmente em direção ao centro. "Todos os pontos da cidade estão alagados. Não adianta tentar chegar ao centro da cidade. Nosso apelo é que as pessoas não saiam de casa e se preservem até que possamos resolver a situação", afirmou ele, em entrevista à TV Globo. Segundo o prefeito, a maior preocupação das autoridades é com moradores de áreas de risco.

    A Defesa Civil municipal entrou em estado de atenção às 17h de segunda-feira e manteve as equipes nas ruas. "Temos cerca de 2 mil domicílios em situação de risco e essa é uma situação de risco até que a chuva melhore. O que mais nos preocupa é a perda de vidas humanas", afirmou o prefeito.

    Ponte Rio-Niterói fechada

    Algumas das principais vias da cidade ficaram completamente alagadas desde o início da noite de ontem e a chuva que continua a atingir a cidade durante a manhã impede o escoamento total. A Ponte Rio-Niterói teve que ser interditada devido às enchentes.

    A Avenida Niemeyer - que liga a Barra da Tijuca, na zona oeste, ao Leblon, na zona sul - está fechada por causa de um deslizamento. A Praça da Bandeira, na zona norte, e a Rua Jardim Botânico, na zona sul, permanecem debaixo d'água. "Nós não sabemos se chegamos ao pior momento. Enquanto a chuva persistir, dificilmente a situação de alagamentos vai mudar", disse Paes.

    Santos Dumont reaberto

    O Aeroporto Santos Dumont reabriu para pousos e decolagens por volta das 9h30 e opera neste momento com auxílio de instrumentos - quando o piloto necessita de equipamentos especiais para alinhar a aeronave com a pista, assim como o Antonio Carlos Jobim.

    O secretário municipal de Conservação, Carlos Roberto Osório, reconheceu a necessidade de realizar reformas nos sistemas de drenagem da cidade para evitar novos transtornos. "Não há sistema de drenagem que dê jeito na chuva que caiu no Rio desde ontem, mas precisamos de algumas reformas estruturais."

    As chuvas que atingem o Rio já mataram 17 pessoas no Estado.

    Leia mais sobre: chuva

    • Leia tudo sobre: chuva

      Notícias Relacionadas


        Mais destaques

        Destaques da home iG