Atrasos e cancelamentos de voos diminuem no começo de dezembro

Segunda quinzena do mês costuma ser mais problemática para os passageiros, conforme dados levantados pela Infraero para o iG

Danilo Fariello, iG Brasília |

Um levantamento feito pela Infraero ao iG mostra que melhorou, nos primeiros 15 dias de dezembro, a proporção de atrasos e cancelamentos em voos domésticos e internacionais. A comparação leva em conta os dados das cinco principais companhias aéreas nacionais – Gol, TAM, Azul, Webjet e Avianca – em relação ao mesmo período de 2010.

Os atrasos superiores a 30 minutos atingiram 12,7% das 35564 partidas programadas nos primeiros dias de dezembro. No ano passado, 18,8% dos voos partiram com atraso no mesmo período – vale destacar que em 2010 as partidas programadas eram menores, 33,1 mil, na primeira quinzena de dezembro.

Leia também:
Ministro descarta terceiro aeroporto em São Paulo
Aeroviários fazem protesto no aeroporto de Congonhas
Funcionários entram em estado de greve

O número de cancelamento de voos também cai do ano passado para este. De 1º a 15 de dezembro de 2010 foram 1690 voos cancelados, ou 5,1% do total. Neste ano, foram 1216 voos cancelados, ou 3,4%.

Vale destacar que, mantida a tendência do ano passado, é na segunda quinzena de dezembro que a confiabilidade das partidas dos voos piora. O percentual de atrasos em todo mês de dezembro do ano passado foi de 21,6%, e o de cancelamentos, 5,5%.

Hoje, por exemplo, segundo dados da Infraero até as 19 horas, o sistema aéreo registrava 21,4% dos voos atrasados e 3,6% dos voos do dia haviam sido cancelados. A possibilidade de uma greve dos aeroviários ocorrer ainda este ano também pode piorar mais essa situação.

Entre as cinco maiores companhias aéreas da aviação civil, a Avianca é única que apresentou crescimento no número de voos atrasados entre a primeira quinzena de dezembro de 2010 e a deste ano. O percentual subiu de 8,1% no ano passado para 19,7% neste ano. Todos os demais números de cancelamentos e atrasos das companhias recuou.

    Leia tudo sobre: caos aéreoaviaçãoaeroportosinfraerowebjetgoltamaviancaazul

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG