Londres, 22 jun (EFE).- O ator britânico Dave Prowse, que interpretou Darth Vader nos três primeiros filmes da cinessérie Guerra nas Estrelas, anunciou hoje que recentemente foi dignosticado com câncer de próstata.

Numa entrevista transmitida pela "BBC", o ator disse que descobriu a doença após participar de um torneio de golfe que arrecadava fundos para uma ONG de luta contra o câncer.

Prowse contou que, ao entregar o cheque com o dinheiro arrecadado a uma representante da organização, a mulher perguntou se alguma vez ele tinha feito um exame para o diagnóstico da doença.

O ator, de 72 anos, disse que não e garantiu que estava "muito bem". Mas, dias depois, procurou um médico para fazer os exames, que deram positivo.

Após o diagnóstico, Prowse se submeteu a 39 sessões de radioterapia com poucos efeitos colaterais.

"Sinto-me bem. Após oito semanas de tratamento, os médicos acham que minha evolução foi excelente e que estou limpo. Mas continuarei fazendo revisões periódicas", declarou o ator em seu site.

Apesar de recuperado, Prowse iniciou uma campanha para alertar os homens sobre a necessidade de "vencerem a vergonha", procurarem um médico e fazerem exames periódicos para evitar "males maiores".

"Há um grande sentimento de vergonha entre o coletivo masculino na hora de ir ao médico. Ir ao médico e comprovar que tudo está bem não deveria preocupar homem nenhum", declarou o ator na entrevista.

Prowse, casado e com três filhos, interpretou Darth Vader em "Guerra nas Estrelas" (1977), "Guerra nas Estrelas - O Império Contra-Ataca" (1980) e "Guerra nas Estrelas - O Retorno do Jedi" (1983). EFE avh/sc

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.