Atibaia-SP declara estado de emergência após chuva

A Prefeitura de Atibaia, no interior de São Paulo, declarou hoje estado de emergência no município após a chuva que atingiu a cidade ontem. De acordo com informações da administração, 500 famílias foram atingidas pela água da chuva e pelo transbordamento do rio Atibaia, sendo que 80 famílias estão desalojadas (foram para casa de parentes ou amigos) e 5 desabrigadas.

Agência Estado |

O rio transbordou por conta da abertura das comportas das represas de Piracaia (no rio Cachoeira) e de Nazaré Paulista (no rio Atibainha). Os rios Cachoeira e Atibainha formam o rio Atibaia. A prefeitura disse ter recebido da Sabesp informação de que foi necessária a abertura das comportas para evitar o rompimento de barragens por causa do acúmulo das águas das chuvas.

A administração informou que havia 25 anos que a cidade não registrava vazão desse porte. A liberação foi 18 vezes maior do que no verão do ano passado, quando cada uma das represas liberava meio metro cúbico de água por segundo.

O bairro mais prejudicado foi a Vila São José, onde 100 famílias foram atingidas. Para fornecer duas refeições diárias a cerca de 800 pessoas e oferecer abrigo, a prefeitura busca apoio dos governos estadual e federal.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG