Batman prestam sua homenagem a Heath Ledger - Brasil - iG" /

Astros do novo Batman prestam sua homenagem a Heath Ledger

O novo filme do Batman está repleto de astros como Gary Oldman, Christian Bale, Michael Caine, Morgan Freeman, Maggie Gyllenhaal e Aaron Eckhart, mas é o falecido ator Heath Ledger quem rouba a cena com seu arrepiante Coringa em O cavaleiro das trevas.

AFP |

"Desde o primeiro momento que contracenei com ele, falei pra mim mesmo: 'que merda, esse garoto é bom!'", comentou o celebrado ator Gary Oldman, 50 anos e intérprete do corajoso comissário Gordon.

Oldman comparou a construção do "Coringa" de Ledger a "atuações grandiosas como as de Jack Nicholson, em 'Um estranho no ninho", e Al Pacino, em 'Um dia de cão", obras de 1975 que valeram a esses atores a indicação para o Oscar.

"O mais triste é ter que falar da morte dele", lamentou Oldman.

Heath Ledger, falecido em janeiro passado, em Nova York, aos 28 anos por causa de uma overdose acidental de medicamentos, dá ao vilão "The Joker" traços muito pessoais e intensos, como afirmam seus colegas, que recordam do companheiro de filmagem com nostalgia e admiração.

Esta segunda edição - na realidade, a sexta, se levadas em conta as adaptações dos quadrinhos anteriores - sobre o 'Cavaleiro das Trevas" tem novamente a direção de Christopher Nolan.

Segundo o cineasta, para o papel de Coringa era preciso um ator fenomenal, mas que não tivesse medo de assumir um papel-ícone.

"Heath criou algo inteiramente original. É estonteante, é cativante e vai apavorar as pessoas".

Para todo o elenco, é quase certo: Ledger terá uma indicação póstuma ao Oscar por sua atuação, uma situação rara que tem como único precedente o caso de Peter Finch em 1977, que também recebeu a estátua de melhor ator por "Rede de Intrigas" (1976) .

"Carismático não é o suficiente. É preciso uma nova palavra para defini-lo", acrescentou Oldman.

"A Academia nem sempre reconhece o trabalho nesse tipo de filme, mas acho que ele provavelmente vai receber uma indicação ao Oscar", comentou ainda.

Christian Bale também não poupa elogios sobre seu colega.

"Fico encantado com a dinâmica entre o Coringa e Batman, é um desafio muito grande. Com outros atores não se encontra isso; Heath e seu compromisso com o personagem fez com que o trabalho fosse incrivelmente fácil".

Aaron Echkart, que faz o vilão Duas-Caras, protagonizou com Ledger várias cenas de ação e efeitos especiais.

"Passei momentos incríveis com Heath. Eu não o conhecia direito, mas compartilhamos muitas coisas juntos e a entrega dele ao personagem foi extraordinária", afirmou Echkart, enfatizando que, fora do set, Ledger era uma pessoa divertida, que adorava falar de sua filha Matilda, nascida de sua relação com a atriz Michelle Williams.

Maggie Gyllenhaal, que encarna a bela promotora Rachel, dividida entre o amor de Bruce (Batman) e Harvey Duas-Caras, elogiou seu colega como profissional.

"Acho que o que ele fez no filme é fantástico, insólito e raro", afirmou a atriz, que substitui Katie Holmes, intérprete do mesmo personagem no primeiro filme.

E Oldman esclarece: "Porque ele morreu, as pessoas querem histórias obscuras de como estava obcecado pelo personagem, que se influenciou pelo Coringa, que não conseguia dormir à noite e esse tipo de coisa".

"Mas ele era apenas um menino maravilhoso", enfatiza, acrescentando, às gargalhadas, que, "diante da intensidade e da privacidade de Christian Bale no trabalho, com todo respeito era muito mais divertido sair com o Heath".

Leia mais sobre: Heath Ledger

    Leia tudo sobre: heath ledger

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG