Asterix e Obelix completam 50 anos com novas aventuras

Paris, 8 out (EFE).- O desenhista Albert Uderzo e o editor Albert René publicarão em 22 de outubro ao redor do mundo a obra Lanniversaire dAstérix et Obélix, le livre dor (O Aniversário de Asterix e Obelix, o livro de ouro, em tradução livre), o último álbum do herói gaulês, que completa 50 anos.

EFE |

Com grande assédio da mídia, Uderzo apresentou na Biblioteca Nacional da França a capa do que será sua quinta história em quadrinhos sozinho, desde que seu companheiro inseparável, o roteirista René Goscinny, morreu em 1977.

O novo álbum tem 56 páginas de desenhos inéditos de Uderzo que ilustram um texto inédito de Goscinny. A história narra os preparativos para o aniversário na famosa aldeia gaulesa.

"É um pouco diferente dos álbuns clássicos", revelou Uderzo diante de dezenas de jornalistas, já que "são historietas curtas, nas quais todos os personagens fazem referência ao aniversário".

Para não estragar a surpresa, Uderzo comentou apenas que aparecem no novo livro muitos dos amigos que Asterix foi acumulando ao longo destes 50 anos.

O desenhista relembrou o nascimento das aventuras, quando em 29 de outubro de 1959 Asterix e Obelix apareceram no primeiro número da revista semanal "Pilote", que pretendia fazer frente à invasão das histórias em quadrinhos americanas.

"Asterix, o gaulês", o primeiro álbum, foi publicado em 1961.

Desde então, milhões de leitores desfrutaram dos 32 livros que lhe seguiram, além dos oito filmes de animação, dos três longa-metragens - sucesso de bilheteria na França - e do parque temático em Plailly, nos arredores de Paris. EFE inmg/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG