Asma: conheça melhor essa mal

Asma: conheça melhor essa mal Por Adriana Bifulco São Paulo, 08 (AE) - Quando ouvem o tradicional chiado no peito de seus filhos, a maioria das mães acredita que seus pequenos estão enfrentando uma crise de bronquite. No entanto, elas estão completamente enganadas.

Agência Estado |

Segundo a pediatra e presidente da Sociedade Brasileira de Asmáticos do Estado de São Paulo, Zuleide Dantas Linhares Mattar, as crianças têm asma. "Quem tem bronquite são os mais idosos. Pessoas que trabalharam com poluentes, fogão a lenha e os fumantes. A bronquite provoca inflamação nos brônquios e o paciente perde a capacidade de reagir ao medicamento", explica.

Já a asma (do grego asthma, que significa sufocante, arquejante) é uma doença inflamatória das vias aéreas. "Quem já tem uma condição genética e entra em contato com poeira, ácaros, fumaça de cigarro e mudança de clima inicia um processo inflamatório das vias áreas. Elas ficam inchadas, estreitas, cheias de muco e tem início o processo de falta de ar. A asma não tem cura, mas pode ser controlada. E a crise pode ser leve ou intensa", afirma Roberto Stirbulov, professor da faculdade de Ciências da Santa Casa de São Paulo e coordenador da área de asma da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.

Segundo a doutora Zuleide, existe a asma intermitente e a persistente. "60% das pessoas têm a asma intermitente e só precisam tratá-la quando têm crise. Já a persistente exige tratamento contínuo. Como é uma doença das vias inflamatórias é preciso que o indivíduo tome antiinflamatório que atue nessa região através de inalação e também broncodilatadores via oral. "Além de ficar mais fácil de reverter as crises, se não for feito um tratamento, depois de um tempo o pulmão não reage ao remédio", enfatiza Zuleide.

Boxe: Higiene é fundamental
Quem tem problemas respiratórios como asma e bronquite precisa manter sua casa limpa e arejada. Carpetes, cortinas e bichos de pelúcia são fatores de agressão. Ácaros e pó também são grandes inimigos dessas pessoas.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG