Artistas gráficas constroem Muro de Berlim virtual

Berlim, 13 ago (EFE).- Duas designers estabelecidas na Alemanha reconstruíram por meio de computadores o Muro de Berlim recriando seu posicionamento original assim como as pichações que podiam ser vistas nele nos anos 80.

EFE |

O projeto, obra das artistas Teresa Reuter e Tamiko Thiel, será apresentado hoje coincidindo com os 47 anos da construção do muro de concreto que dividiu a cidade entre agosto de 1961 e novembro de 1989.

Fazendo uso de gráficos tridimensionais, Reuter e Thiel reconstruíram no computador o trecho do muro que passava pelo bairro berlinense de Kreuzberg, em uma simulação virtual que incorpora imagem, som e vídeo.

Segundo as artistas, o objetivo de sua iniciativa é "examinar como a presença do Muro afetou seu entorno, o desenvolvimento urbano da cidade de Berlim e as conseqüências que atingiam os moradores do Leste e do Oeste".

No programa, que é especialmente dirigido às novas gerações que não viveram o Muro, o usuário é o protagonista desta Berlim virtual dos anos 80.

Por meio de um simples sistema de navegação o usuário pode se movimentar ao longo do Muro, também conhecido como "a faixa da morte".

No entanto, suas autoras especificam que "não consiste em ser o guarda de fronteira que está sempre com a pistola nas mãos". Por outro lado, se trata de entrar na pele de um berlinense e de viver diariamente com as forças de segurança. EFE ira/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG