Artista plástico vai ficar nu na Bienal de São Paulo

SÃO PAULO ¿ Quando a 28ª Bienal de São Paulo abrir suas portas, no dia 26 de outubro, os visitantes irão se deparar com o artista plástico Maurício Ianês, 35 anos, completamente pelado, sem nenhum pertence ou qualquer coisa para comer e beber. ¿Durante 13 dias de Bienal, vou sobreviver apenas do que me for doado pelas pessoas¿, garante.

Agência Estado |

O artista Maurício Ianês / Reprodução

Basicamente, Ianês vai chegar horas antes da Bienal começar, dirigir-se ao escritório da administração, se livrar de toda roupa do corpo, respirar fundo e caminhar, descompromissadamente, por todos os andares do prédio. Não sairei da Bienal para nada. Vou ficar 13 dias lá dentro, vou dormir por lá. No início, estarei nu. Só irei me vestir outra vez quando o público trouxer peças de roupa, mantas e cobertores.

Mas ficar sem roupa é o menor dos desafios de Ianês. Quando disse que também só me alimentaria com aquilo que as pessoas me doassem, o pessoal da organização ficou com medo. Chegaram a dizer que iriam me mandar comida regularmente e tal. Sabe o que fiz? Pedi que assinassem um documento se comprometendo a não interferirem na performance. Vou estar por minha conta e risco.

A maluquice tem lá sua razão de ser. O tema da Bienal deste ano é Em Vivo Contato. A idéia básica dos curadores é a de explorar a relação do público com as obras de arte. Minha performance tem tudo a ver com a proposta da Bienal. O público vai interagir diretamente comigo, vou ser o resultado da interferência e da generosidade de quem for visitar o pavilhão, diz. Outra dificuldade serão as noites no gelado prédio da Bienal. A princípio, Ianês vai dormir no chão.

Além de performático, Ianês é artista plástico com obras expostas em Viena, Paris, Itália e outras cidades da Europa. No Brasil, ele também é conhecido como consultor de estilo e braço direito de Alexandre Herchcovitch. Mas meu foco principal é a arte. A 28ª edição da Bienal de São Paulo acontece de 26 de outubro até o dia 6 de dezembro.

Leia mais sobre: Bienal de São Paulo

    Leia tudo sobre: bienal

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG