Artista faz intervenção em vacas da Cow Parade

Duas vacas da exposição urbana Cow Parade amanheceram com uma intervenção artística nesta segunda-feira em São Paulo. As obras expostas nas avenidas Paulista e Brigadeiro Faria Lima ganharam a companhia do ¿Touro Bandido¿, criação do artista plástico Eduardo Srur.

iG São Paulo |

Segundo a assessoria de Srur, o Touro ficou montado nas vacas até as 10h desta segunda-feira, quando foi retirado do local pela organização da Cow Parade.

Divulgação
Intervenção de Srur em vaca exposta na avenida Paulista

A intervenção de Srur tem como objetivo questionar se a exposição de vacas pela cidade de São Paulo representa de fato a arte pública e o seu papel transformador, afirma o artista. Não vejo nenhuma relação entre uma vaca, um símbolo de outro país, e a nossa cidade e sua história. Eu queria resgatar o imaginário brasileiro com o Touro Bandido, um animal que nunca foi domado em rodeios, foi personagem de novela e virou lenda nacional, explica.

O artista define a presença de seu Touro como um contra-ataque: A vaca é passiva e domesticável, mas mesmo assim ela invade as ruas da cidade. O touro se apropria dela, pois faz parte de sua natureza indomável.

Qualquer um que comprar uma vaca pode pintá-la e se tornar um artista?, declara. A vaca ficou estéril e o touro cria uma inseminação artística nela, define o artista.

Divulgação
Touro Bandido "ataca" vaca na avenida Brigadeiro Faria Lima

Eduardo Srur

O artista plástico Eduardo Srur é formado em Artes Plásticas pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Srur realizou outras intervenções urbanas como vestir o Borba Gato com colete salva-vidas em um resgate de nossos monumentos e espalhar gigantescas garrafas PET à beira do Rio Tietê, ambas em 2008.

    Leia tudo sobre: cowparade

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG