ficha suja no Conselho de Ética - Brasil - iG" /

Arthur Virgílio propõe proibição a senadores com ficha suja no Conselho de Ética

BRASÍLIA - O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), enviou nesta quinta-feira um projeto à Mesa Diretora do Senado Federal que proíbe a participação no Conselho de Ética de parlamentares que tenham a ¿fica suja¿.

Camila Campanerut, repórter em Brasília |

A proposta inclui o senador que esteja sendo processado, em qualquer instância, por crimes contra o patrimônio, a administração pública e as finanças públicas, todos do Código Penal, por crimes contra a ordem tributária, previstos na Lei 8.137/90 e leis correlatas, por crimes de lavagem de bens, direitos e valores, previstos na Lei 9.613/98, bem como por ações de improbidade administrativa.

Para entrar em vigor, o projeto precisa ser aprovado no plenário do Senado.

A proposta de Virgílio vem embasada em um levantamento  feito pelo jornal O Estado de São Paulo" que verificou que pelo menos 70% dos membros do Conselho de Ética estavam envolvidos em ações na Justiça, o equivalente a 21 dos 30 integrantes do Conselho de Ética (entre titulares e suplentes).

O próprio Arthur Virgílio é autor de 5 denúncias e apoia pelo partido mais 3 representações contra o presidente do Senado no Conselho de Ética. O tucano também responde por uma representação assinada pelo PMDB contra ele por quebra de decoro parlamentar: ele manteve como funcionário em seu gabinete um servidor que estudava no exterior. 

Virgílio reconheceu o erro em plenário e já está pagando para a Casa em quatro vezes o gasto de R$ 210 mil com o funcionário.

A reportagem do jornal cruzou a lista de integrantes titulares e suplentes do Conselho de Ética com escândalos recentes semelhantes aos que alcançaram Sarney. Poucos escaparam. Dos 30 titulares e suplentes, ao menos 21 estão na malha fina. Dos 14 suplentes, dez empregaram parentes, assinaram atos secretos, são alvos de inquérito ou réus em processos.

*Com informações da Agência Estado

Leia também:


Leia mais sobre: crise no Senado

    Leia tudo sobre: conselho de éticasenadosenadores

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG