Arquiteto Ruy Ohtake revisita sua obra na FAU em SP

O arquiteto Ruy Ohtake inaugura hoje no prédio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP), na Cidade Universitária, a exposição Ruy Ohtake: Presente!, que perpassa toda a sua trajetória, com obras realizadas desde a década de 1960, não só em São Paulo, mas em muitas cidades do Brasil e do mundo e ainda fazendo menção a suas criações de mobiliário. A própria mostra é um projeto, diz Ruy Ohtake, que se formou, em 1960, na FAU.

Agência Estado |

Foi ele mesmo quem criou o desenho dos painéis, em forma de ondas e uma estrutura de pranchas móveis coloridas, onde estão abrigados seus projetos arquitetônicos, apresentados por meio de croquis, desenhos computadorizados, fotografias e textos explicativos. Sua exposição, entre as comemorações dos 60 anos da faculdade, transforma-se, como diz, em momento de "repasse de sua obra, com suas inflexões e reflexões para a vida".

Dentro dessa sua vasta carreira, o arquiteto e o curador da exposição, Rodrigo Queiroz, fizeram uma seleção que inclui diferentes seções. Uma delas é formada por um elenco de dez projetos apresentados mais detalhadamente: Hotel Unique, Instituto Tomie Ohtake, Hotel Renaisssance, Hotel Brasília/Alvorada, Embaixada do Brasil em Tóquio, residência/ateliê da artista Tomie Ohtake, mãe do arquiteto, Expresso Guarulhos, Edifício Fundação Carlos Chagas e Edifício Quatiara.

Em outra seção, de painéis em forma de ondas longas, estão três grandes projetos de intervenção na cidade: o do Parque Ecológico do Tietê (1977/2007) - de afastamento das marginais do rio para recuperação da paisagem e que foi atualizado para ser implantado em 2009 pelo governo estadual de São Paulo -, o Expresso Tiradentes (1997) - visto do alto, uma extensa linha amarela que é uma via elevada para o transporte público na região entre o Terminal Mercado e Terminal Sacomã - e o Parque Ecológico de Indaiatuba (1989).

Em outro segmento da mostra, estão, em seqüência cronológica, desde a década de 1960 e até agora, 50 projetos exibidos de uma maneira mais concisa. E, por fim, há um painel dedicado às criações de móveis em madeira, concreto, aço e vidro. "Meu mobiliário, primeiro em concreto, começou colado à parede e depois se soltou", diz Ohtake. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Ruy Ohtake . FAU-USP. Rua do Lago, 876, na cidade universitária, em São Paulo. Tel. (011) 3091-4514. 3.ª a 6.ª, 9h/20h (sáb., até 14h). Até 17/10. Abertura hoje, 19h.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG