Arqueólogos encontram teatro onde Shakespeare estreou como ator

Londres, 6 ago (EFE).- Uma equipe de arqueólogos descobriu em Londres um teatro do século XVI onde William Shakespeare estreou como ator e foram representadas suas primeiras obras, um dos maiores achados arqueológicos dos últimos tempos.

EFE |

Os especialistas do Museu de Londres, comandados por Jo Lyon, encontraram os restos do The Theatre, nome do edifício na época, na rua New Inn Broadway do bairro de Shoreditch, no leste da cidade, atual centro de arte e cultura independentes.

Curiosamente, os arqueólogos, que sabiam da existência do The Theatre na região, mas ainda não o tinham encontrado, acharam os restos durante escavações para construir outro teatro, o que será sede da Tower Theatre Company.

Por sua localização e características, os especialistas estão convencidos de que a estrutura desenterrada pertence a esse teatro originário, um palco ao ar livre inaugurado em 1576 pelo empresário e ator itinerante James Burgage, que foi uma das primeiras salas teatrais de Londres.

Foi neste local onde anos mais tarde Shakespeare (1564-1616) estreou primeiro como intérprete, com a companhia masculina The Lord Chamberlain, da qual era co-proprietário, e depois como dramaturgo em suas primeiras criações.

A arqueóloga Jo Lyon confessou hoje estar "extremamente emocionada" com o achado de "um dos segredos mais bem guardados de Londres", que não só permitirá aprender mais sobre o genial escritor, mas também sobre os teatros da época.

Para Taryn Nixon, diretora de Arqueologia do Museu de Londres, o descobrimento, que tem algo de místico, oferece "um maravilhoso sentido de continuidade ao longo dos séculos".

"Como arqueólogo, é emocionante poder descobrir a identidade do lugar, assim como pensar que nesse mesmo local haverá mais obras e histórias que serão recontadas por muitos anos", declarou. EFE jm/rb/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG