Arqueólogos israelenses encontraram os restos de uma casa que dataria da época de Jesus Cristo na cidade de Nazaré, onde as escrituras afirmam que ele passou a maior parte de sua vida.

Os restos da construção foram encontrados perto da Basílica da Anunciação, construída sobre as ruínas de três igrejas no local onde os cristãos acreditam que Maria foi avisada por um anjo que daria à luz Jesus.

"A descoberta é de absoluta importânica porque revela pela primeira vez uma casa da cidade de Nazaré e, portanto, lança luz sobre a forma de viver no tempo de Jesus", explicou Yardenna Alexandre, porta-voz da Autoridade Israelense para Antiguidades e responsável pelas escavações.

"A construção é pequena e modesta, típica dos habitantes de Nazaré naquele período", acrescentou.

A casa compreende dois cômodos com um pátio e uma cisterna para coletar a água da chuva, além de um poço que pioderia servir de refúgio; os arqueólogos calculam que ele teria sido construído como parte dos preparativos dos judeus para a Grande Revolta contra os romanos, entre os anos de 66 e 73 d.C.

Também foram encontrados no local potes de argila, do tipo usado pelos moradores da Galileia na época.

"A partir de poucas provas escritas disponíveis, entendemos que a Nazaré do primeiro século da era cristã era um pequeno vilarejo judeu construído em um vale", disse Yardenna, acrescentando que até agora "algumas poucas sepulturas da época de Jesus foram encontradas; nunca os restos de residências".

jk/cn/sd

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.