Arqueólogos britânicos descobrem vestígios de teatro onde Shakespeare teria atuado

Um grupo de arqueólogos descobriu vestígios de um teatro onde William Shakespeare teria interpretado seus primeiros papéis como ator e onde, também, teria apresentado suas primeiras peças, no leste da capital britânica, anunciou nesta quarta-feira o Museu de Londres.

AFP |

O célebre dramaturgo elisabetano teria subido ao palco pelas primeiras vezes no Teatro de Shoreditch, no leste de Londres, integrando a companhia Os Homens de Lord Chamberlain.

Os especialistas acreditam que no Teatro de Shoreditch foram representadas as peças "Ricardo III", "Sonho de uma Noite de Verão" e "O Mercador de Veneza".

Os então proprietários do teatro teriam desmontado o palco numa noite de 1599 após um conflito com os administradores que o haviam alugado. Parte do madeirame foi usado depois para construir outro teatro, o Globe, ao sul do Rio Tâmisa da capital britânica.

Os arqueólogos do Museu de Londres descobriram o local onde estava o teatro original, de forma octogonal, quando realizavam obras destinadas à construção de um novo teatro.

"Sabíamos da existência deste teatro há tempos, mas nunca haviam sido encontrados nenhum vestígio", disse o porta-voz do Museu, Tim Morley.

"Este foi o teatro onde pela primeira vez atuou a companhia de atores da qual Shakespeare fazia parte e que, pela primeira vez, representou suas obras, quando começou a escrever", destacou.

Os restos encontrados serão conservados num novo teatro em construção.

"Saber que estamos construindo um teatro para o século XXI no mesmo lugar onde certas obras de Shakespeare foram representadas pela primeira vez é uma grande fonte de inspiração", afirmou Jeff Kelly, presidente da Tower Theatre Company, a empresa que constrói um novo teatro.

kah/lm/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG