ArcelorMittal retoma Mina do Andrade arrendada pela Belgo à Vale

RIO (Reuters) - Arrendada desde 2004 pela Vale em troca do pagamento de 10 milhões de dólares e royalties sobre a produção de minério de ferro a partir de 2008, a Mina do Andrade, no Estado de Minas Gerais, foi reempossada pela ArcelorMittal Brasil. Segundo informação da ArcelorMittal, as operações estão sendo retomadas gradualmente desde novembro do ano passado.

Reuters |

"O distrato entre as companhias foi feito amigavelmente e não envolveu qualquer valor financeiro", informou a ArcelorMittal em nota nesta terça-feira.

Antes propriedade da Belgo Mineira --siderúrgica adquirida pela Arcelor quando ainda não havia se unido à indiana Mittal--, a Mina de Andrade fica a 80 quilômetros de Itabira e está ligada à Estrada de Ferro Vitória a Minas. A produção anual é de 1,4 milhão de toneladas de minério de ferro.

Após uma crise financeira que reduziu a produção de aço no mundo e arrastou para baixo o preço do minério de ferro em 2009, os produtores do metal esperam elevação no preço do minério este ano, com projeções de bancos e especialistas variando de 30 a 70 por cento de aumento.

Na época da assinatura do contrato, em 2004, a Vale informou que a mina iria atender os clientes da companhia e suprir as necessidades de minério de ferro das usinas siderúrgicas da Belgo no Brasil, hoje ArcelorMittal.

A Vale previa que arrendaria a mina pelo restante de sua vida útil e pretendia transferir parcialmente os direitos minerários do ativo.

(Por Denise Luna)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG