RIO (Reuters) - Arrendada desde 2004 pela Vale em troca do pagamento de 10 milhões de dólares e royalties sobre a produção de minério de ferro a partir de 2008, a Mina do Andrade, no Estado de Minas Gerais, foi reempossada pela ArcelorMittal Brasil. Segundo informação da ArcelorMittal, as operações estão sendo retomadas gradualmente desde novembro do ano passado.

"O distrato entre as companhias foi feito amigavelmente e não envolveu qualquer valor financeiro", informou a ArcelorMittal em nota nesta terça-feira.

Antes propriedade da Belgo Mineira --siderúrgica adquirida pela Arcelor quando ainda não havia se unido à indiana Mittal--, a Mina de Andrade fica a 80 quilômetros de Itabira e está ligada à Estrada de Ferro Vitória a Minas. A produção anual é de 1,4 milhão de toneladas de minério de ferro.

Após uma crise financeira que reduziu a produção de aço no mundo e arrastou para baixo o preço do minério de ferro em 2009, os produtores do metal esperam elevação no preço do minério este ano, com projeções de bancos e especialistas variando de 30 a 70 por cento de aumento.

Na época da assinatura do contrato, em 2004, a Vale informou que a mina iria atender os clientes da companhia e suprir as necessidades de minério de ferro das usinas siderúrgicas da Belgo no Brasil, hoje ArcelorMittal.

A Vale previa que arrendaria a mina pelo restante de sua vida útil e pretendia transferir parcialmente os direitos minerários do ativo.

(Por Denise Luna)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.