Apuração termina em SP; Kassab fica com 60,72%

Valor Online SÃO PAULO - Terminou há pouco a apuração da eleição municipal em São Paulo, que resultou na vitória do atual prefeito Gilberto Kassab, dos Democratas. Ele recebeu 3.

Valor Online |

790.558 votos, que representaram 60,72% do total de votos válidos. A petista Marta Suplicy obteve 2.452.527 votos, ou 39,28% do total.

Foram registrados ainda 176.880 votos em branco (2,62%) e 339.962 votos nulos (5,03%). Não compareceram às urnas 1.438.355 de paulistanos, que representam 17,54% do total do eleitorado município.

Em pronunciamento há pouco, ao lado do governador José Serra, Kassab cumprimentou os eleitores e os adversários. Felicitou Marta Suplicy pela expressiva votação e desejou " felicidades em sua vida e em sua carreira " .

Kassab dedicou a vitória a Serra, a quem chamou de " grande amigo e grande líder " . Citou ainda os partidos que o apoiaram no segundo turno, salientando o PSDB e o PMDB, de onde é a vice-prefeita, Alda Marcoantonio, ligada ao ex-governador Orestes Quércia.

Serra também falou, manifestando sua alegria pela eleição de Kassab, que assumiu a prefeitura depois de o tucano deixar o posto para concorrer ao governo estadual. Disse que a vitória de Kassab ocorreu porque o povo " votou em quem fez um bom governo " .

O governador também arriscou uma análise das eleições em âmbito nacional. " No Brasil ganhou a pluralidade e a diversidade " , afirmou ele. " O povo não quer que nenhum partido, nenhuma força tenha o monopólio do poder. " Para Serra, esse resultado mostra que o PSDB não " deve lutar pelo monopólio do poder " , além de significar uma derrota para " aqueles que sonham com o monopólio " .

(Valor Online)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG