Um retrato de William Shakespeare, considerado como o único quadro conhecido representando o dramaturgo, pintado em vida, foi revelado nesta segunda-feira em Londres, após ter sido identificado recentemente numa coleção privada.

A tela teria sido confeccionada em 1610, seis anos antes da morte de Shakespeare, aos 46 anos. Foi conservada durante séculos pela família Cobbe, que teve um de seus membros casado com a bisneta de Henry Wriothesley, o patrono literário do escritor.

O herdeiro Alec Cobbe, um restaurador de obras de arte, ao visitar em 2006, uma exposição sobre Shakespeare na National Portrait Gallery de Londres, deu com um quadro assinalado como um retrato do autor. Verificou, então, que se tratava, na realidade, de uma cópia de uma tela que tinha em casa e fazia parte de sua coleção familiar.

"(...) Este novo retrato é uma pintura de grande qualidade", afirmou o professor Stanley Wells, presidente do Shakespeare Birthplace Trust.

A tela será levada a Stratford-upon-Avon (centro de Inglaterra), cidade de nascimento do dramaturgo, numa exposição a ser inaugurada no dia 23 de abril, data de seu nascimento.

cyb/lv/sd

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.