Aprenda a cuidar melhor da sua pele Por Andressa Zanandrea São Paulo, 14 (AE) - Demaquilante, sabonete, hidratante, tônico, adstringente, esfoliante, protetor solar..

. São tantos os cosméticos nas prateleiras de lojas, supermercados e farmácias que as consumidoras ficam perdidas, mas será que é preciso um arsenal tão grande para deixar a pele do rosto bonita e saudável?
Dermatologistas garantem que não é fundamental usar tantos produtos. Quem quer ter uma pele sempre bonita deve adotar os seguintes cuidados essenciais: limpar, hidratar e proteger. "Não pode faltar higienização e proteção solar, inclusive no inverno e em dias nublados, porque a radiação passa pelas nuvens. Também é preciso usar um hidratante facial", afirma a dermatologista Carla Vidal.

Os cuidados e as substâncias adotadas variam de acordo com cada caso. O médico deve avaliar que hidratante vai usar de acordo com as condições da pele. O mesmo vale para a esfoliação, que pode ser aplicada por um período predeterminado, durante um tratamento, ou fazer parte da rotina, duas vezes por semana, caso haja tendência a formar cravos, por exemplo.

A tonificação, um cuidado considerado básico pela indústria cosmética por reequilibrar o pH fisiológico da pele, que pode ficar sensível após a higienização, pode ser dispensada, segundo os médicos. "Do ponto de vista dermatológico, a pele não precisa de tantos produtos, como tonificante e adstringente, nem consegue absorver tudo isso", alerta o dermatologista Abdo Salomão Júnior.

Para ficar sempre bela, portanto, não é preciso muita coisa. "Vale a pena investir em um bom sabonete, que limpe sem agredir, em um filtro solar e em um hidratante com ativo antioxidante, como a vitamina C, que traz bons resultados", indica o dermatologista Ricardo Sousa. Além disso, ter uma alimentação saudável, beber dois litros de água por dia, praticar atividade física, evitar o fumo e a exposição solar excessiva também ajudam a manter os efeitos do envelhecimento mais longe e a cútis, mais radiante.

Boxe: Os cinco elementos
Siga os passos para ter um rostinho cheio de saúde:
- Limpeza - É a hora de remover impurezas e resíduos deixados por tratamentos, maquiagem ou poluição. Dermatologistas indicam limpar a pele duas vezes por dia, de manhã e à noite, antes de dormir. Os produtos devem ser balanceados, de forma a não agredir nem ressecar.

- Tonificação - Os tônicos removem resíduos que ainda podem ter ficado na pele. Essa etapa, feita também duas vezes por dia, após a limpeza, ajuda a equilibrar o pH da pele e a acalmá-la, dando uma sensação de limpeza e frescor. Esteticistas recomendam, dermatologistas dispensam.

- Esfoliação - Remove as células mortas da pele e desobstrui os poros. Promove o afinamento da camada superficial da cútis e ajuda os ativos dos produtos a penetrarem melhor. Não é considerado um cuidado essencial pelos médicos. Se for esfoliada demais, o efeito pode ser negativo.

- Hidratação - Deve ser feita pelo menos uma vez ao dia. Além da ação nutritiva, os hidratantes ajudam a prevenir o envelhecimento precoce e evitam o ressecamento causado por fatores externos, como os raios solares, vento e poluição. Se a pele for oleosa, o produto deve ser livre de óleo.

- Fotoproteção - Esse é o passo mais fundamental, de acordo com os dermatologistas. Usar filtro solar é tão essencial quanto escovar os dentes. Além de proteger da ação do sol, os filtros ajudam a reparar os danos causados pelos radicais livres. Devem ser aplicados diariamente, a cada duas horas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.