Apreensões de CDs piratas crescem 42% em 2010, aponta Abes

Operações de combate à pirataria pela internet também cresceram 10% entre 2009 e 2010

Valor Online |

As apreensões de CDs piratas cresceram 42% em 2010 na comparação com o ano anterior. Foram feitas 730 ações de combate à pirataria em todo o País, sendo mais de 1,6 milhão de mídias ilegais capturadas. Os dados são da Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes) e pela Entertainment Software Association (ESA).

"Se compararmos com os resultados alcançados em 2009, é possível observar um aumento de 10% do número de operações e de 42% no que se refere aos CDs apreendidos. São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu - regiões com maior volume de mídias retiradas de circulação", diz Antônio Eduardo Mendes da Silva, coordenador do Grupo de Defesa da Propriedade Intelectual da Abes.

As operações de combate à pirataria pela internet também cresceram 10% entre 2009 e 2010. Foram retirados do ar 345 sites destinados à essa finalidade.

Segundo Mendes Silva, parcerias com sites, como o Mercado Livre e Ministério da Cultura, foram importantes nas operações de monitoramento e identificação de produtos falsificados na internet.

"Esse é um trabalho constante que temos desenvolvido ao longo dos últimos anos e que vem sendo ampliado. Somar esforços é o meio mais eficaz de conseguirmos resultados sólidos no combate à pirataria", afirma Silva.

    Leia tudo sobre: piratariaapreensãocds

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG