planilha da propina de Arruda estava em gaveta secreta - Brasil - iG" /

Apreendida pela PF, planilha da propina de Arruda estava em gaveta secreta

Na sexta-feira, 27 de novembro, quando a Polícia Federal iniciou a Operação Caixa de Pandora, um importante documento foi apreendido durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão. Trata-se do que os investigadores apelidaram de planilha da propina, um levantamento de todas as empresas que recebiam verbas do governo na área de informática.

Matheus Leitão, iG Brasília |

O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, seria, de acordo com o ex-secretário de Relações Institucionais Durval Barbosa, o autor da planilha .

Em depoimento prestado no dia 3 de dezembro, ao qual o iG teve acesso com exclusividade, o ex-secretário contou ao Ministério Público Federal que avisou para a Polícia Federal onde estava a planilha mais recente e atualizada. Segundo Durval, ela ficava escondida em uma gaveta dissimulada, que existe no tampo de sua mesa de trabalho.

Ainda de acordo com o ex-secretário, a planilha que ficava escondida em um fundo falso foi elaborada a pedido de Arruda, por Roberto Giffoni, corregedor-geral do DF. Em meados de 2007, o governador lhe entregou o documento em uma conversa no Buritinga, sede do governo em Taguatinga, cidade satélite do Distrito Federal.

A planilha, de posse da Polícia Federal, é uma importante prova material de como funcionaria o suposto esquema de corrupção no governo de Arruda.

O depoimento sobre a planilha é um dos 16 aos quais o iG teve acesso com exclusividade. Eles compõem o quarto volume do inquérito em andamento no Superior Tribunal de Justiça sobre o escândalo de corrupção envolvendo a cúpula do governo do Distrito Federal.

Veja o volume 4 do inquérito

Leia também:

  • Durval afirma ter entregue R$ 200 mil a Paulo Octávio
  • Projeto territorial teria rendido dinheiro ao esquema, diz ex-secretário
  • Durval entregou envelope com R$ 63 mil ao Ministério Público
  • PF encontrou dinheiro "marcado" na residência oficial de Arruda, diz jornal


    Leia mais sobre: Escândalo no DF

    • Leia tudo sobre: arruda

      Notícias Relacionadas


        Mais destaques

        Destaques da home iG