Vacina contra dengue ficará pronta em cinco anos , afirma ministro da Saúde - Brasil - iG" /

Vacina contra dengue ficará pronta em cinco anos , afirma ministro da Saúde

RIO DE JANEIRO ¿ O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou nesta segunda-feira no Rio de Janeiro que a vacina contra dengue deve ficar pronta em cinco anos. Segundo ele, o medicamento está sendo desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceira com um laboratório farmacêutico multinacional.

Anderson Dezan, iG Rio de Janeiro |

São 60 milhões de euros investidos, sendo metade do Ministério da Saúde e metade da empresa farmacêutica, para proteger nossa população dessa doença (dengue), disse Temporão.

A afirmação foi feita durante uma cerimônia no Maracanãzinho, na zona norte do Rio, para o lançamento oficial da campanha Rio Contra a Dengue Verão 2009 / 2010. Entre as ações apresentadas está o reforço de mais 1.200 bombeiros no grupo de agentes que atuam no controle da dengue no Estado do Rio. Atualmente, o efetivo é de 1.800. Com o aumento, o grupo irá totalizar 3 mil bombeiros, sendo que no último verão 2.500 agentes atuaram na força-tarefa.

Outra novidade no combate à dengue é o uso de um larvicida com um poder residual maior que mata as larvas do Aedes aegypti por mais tempo. Para este verão, o governo também reduziu a entrega dos exames laboratoriais para detectar o vírus da dengue. Os resultados dos testes sairão em 24 horas, e não mais em três dias.

De acordo com o secretário estadual de Saúde do Rio, Sérgio Côrtes, as ações adotadas no Estado no último verão irão continuar, como a Sala de Situação, o Disque-Dengue e a realização de Levantamentos Rápidos de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa).

Continuamos com o combate ao mosquito de uma forma extremamente efetiva, mas principalmente levando cultura, finalizou Côrtes, completando que a campanha deste ano contará ainda com esquetes de teatro do AfroReggae e shows do grupo Furacão 2000.

Leia também:

Leia mais sobre: dengue

    Leia tudo sobre: dengue

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG