um homem bom" um homem bom" Um Homem Bom é o destaque de hoje na Mostra de SP - Brasil - iG" /

Um Homem Bom é o destaque de hoje na Mostra de SP

Um Homem Bom , destaque de hoje da 32ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, foi o trabalho mais desafiador na carreira do diretor brasileiro Vicente Amorim, diretor de Caminho das Nuvens e de séries como A Justiceira , da TV Globo. Amorim foi escalado para contar a história de John Halder, professor de literatura tímido e idealista na Alemanha dos anos 1930.

Agência Estado |

Por sua mãe sofrer de demência senil, publicou um romance defendendo a idéia de que a eutanásia é um ato de compaixão. O problema é que ele escolheu explorar o assunto dentro do ambiente nazista. Não levou muito tempo para que os nazistas usassem a idéia de John a próprio favor e ele então percebeu que não tinha escolha a não ser abaixar a cabeça para evitar conseqüências devastadoras.

"Halder não teve escolha senão aceitar fazer o trabalho com o governo. A partir daí, suas pequenas decisões o mergulham na máquina nazista, de onde ele não consegue mais escapar. As decisões parecem normais quando se está no meio da engrenagem e ele só se dá conta da situação quando seu amigo judeu é morto", disse o diretor.

Quem interpreta o alemão é Viggo Mortensen, o astro de O Senhor dos Anéis , que nos últimos anos tem optado por filmes mais autorais, como Marcas da Violência e Senhores do Crime . Viggo veio ao Festival do Rio para o lançamento do filme. Ele contou que repetiu diversas vezes algumas cenas e se envolveu na montagem e edição do filme. Disse tudo em espanhol, já que foi criado na Argentina. "O Viggo foi criado na Argentina até os 12 anos e arranha o português. É bem do americano médio. Ele é muito politizado e mais culto do que a média. Para você ter uma idéia, ele me encontrou no bar com uma camiseta que dizia Bring our troops back from Iraq (Traga nossas tropas de volta do Iraque)", contou Amorim. As informações são do Jornal da Tarde.

32ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo - Um Homem Bom (Unibanco Arteplex, às 18h50). Para obter endereço e horários alternativos acesse o site: www.mostra.org.

    Leia tudo sobre: um homem bom" um homem bom

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG