Os últimos ensaios de Michael Jackson serão levados para a tela granda em This Is It, filme que o estúdio Sony lançará no dia 30 de outubro, no fim de semana do Halloween en Estados Unidos, informou a empresa após um acordo com a justiça.

A Sony Pictures Entertainment e sua filial Sony Music Entertainment divulgaram um comunicado indicando que "no dia 30 de outubro, o mundo poderá estar na primeira fila da apresentação final de Michael Jackson, ao assistir a 'This Is It'".

A justiça americana autorizou nesta segunda-feira que a AEG Live, produtora dos shows que Michael Jackson faria em Londres, vendesse as imagens gravadas durante os ensaios. O nome escolhido para a turnê, que já teria começado se Jackson estivesse vivo, era 'This Is It'.

Um juiz de Los Angeles (Califórnia, oeste dos EUA) confirmou, com o acordo dos administradores dos bens de Jackson e da mãe do cantor, Katherine, a validade do contrato de venda das imagens.

A Sony, que comprou as imagens, publicou um comunicado para informar que o filme sobre o Rei do Pop será lançado no dia 30 de outubro - no fim de semana de Halloween - e será alimentado por "centenas de horas de ensaios e imagens de bastidores".

'This Is It' "será produzido com o apoio total do Fundo Michael Jackson e incluirá centenas de horas de ensaios e tomadas feitas nos bastidores, capturadas em alta definição com som digital quando o falecido artista preparava sua série de shows em Londres", afirmou a nota da companhia.

A Sony também possui os direitos autorais das músicas de Michael Jackson.

O comunicado não menciona a quantia paga pela cessão dos direitos, mas a cifra de 60 milhões de dólares circula há várias semanas na imprensa especializada de Hollywood.

Segundo a revista Variety, 90% desta soma iria para os herdeiros de Jackson e 10% para a AEG Live.

Kenny Ortega, que gravou as imagens dos ensaios, será o diretor do filme, que se chamará "This is it", o nome previsto para a turnê do artista.

Michael Jackson morreu em 25 de junho em Los Angeles ao sofrer uma parada cardíaca. Ele tinha 50 anos.

rr/pb/yw/ap

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.