Soro da vida começa ser usado hoje na capital paulista - Brasil - iG" /

Soro da vida começa ser usado hoje na capital paulista

As equipes de resgate da capital paulista começam hoje a utilizar o “soro da vida” nas vítimas de acidentes de trânsito, uma solução hipertônica que deve aumentar as chances de sobrevivência do acidentado grave, com quadro severo de hemorragia e traumatismo craniano. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde e o Corpo de Bombeiros para “brigar” contra os congestionamentos da cidade que, nos últimos cinco anos, fizeram o tempo de socorro das vítimas saltar de oito para 15 minutos.

Agência Estado |

A substância foi doada por um laboratório alemão, fabricante do medicamento, e será usada de forma experimental por seis meses. Apenas para os casos mais graves o soro será aplicado e todos que receberem a medicação serão identificados por uma pulseira com um código de barras.

Avaliação

O objetivo é avaliar se a solução melhora a sobrevida dos acidentados. Se os resultados forem positivos, será aberto um processo de licitação para a compra do produto. O tempo atual de socorro das vítimas atendidas pelas equipes de resgate é quase o dobro do que preconiza a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para a entidade, o ideal é que a demora não ultrapasse oito minutos, mas o excesso de veículos nas ruas da capital paulista influencia no serviço municipal. Diariamente, são 15 acidentados graves atendidos pelas ambulâncias. As informações são do Jornal da Tarde .

AE

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG