Prática de Lula é de banalizar a ética , diz deputado tucano - Brasil - iG" /

Prática de Lula é de banalizar a ética , diz deputado tucano

BRASÍLIA - O deputado Arnaldo Madeira (PSDB-SP) considerou neste sábado absurdas as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o uso indiscriminado da cota de passagens aéreas recebidas pelos deputados federais. Para Lula, essa discussão é uma hipocrisia.

Agência Estado |

"A prática do presidente Lula é de banalizar a ética. Com essas declarações, ele está dizendo que ética é hipocrisia e todo mundo deve se locupletar", afirmou.

Ontem, o presidente da República ainda admitiu que, quando era deputado (entre 1987 e 1991), usou a cota de passagens da Câmara para levar sindicalistas a Brasília . No entanto, Lula deixou claro que não acha correto o uso dos bilhetes para turismo no exterior.

Na avaliação do tucano, o presidente não sabe "separar o público do privado". "Ele (Lula) não tem noção de defender a correção no uso de recursos públicos. Ele é um mau exemplo de prática republicana", disse Madeira.

O parlamentar tucano condenou o fato de o presidente Lula ter usado sua cota para levar sindicalistas a Brasília. "Parlamentares darem passagens para sindicatos é errado, é uma transgressão", disse.

"Os sindicatos devem ter renda para pagar passagens para seus dirigentes." Ele argumentou ainda que os parlamentares não são eleitos para ficar pagando passagens para terceiros.

Porém, a maioria dos deputados usou sua cota de passagens com terceiros. São deputados de todos os partidos, incluindo o PSDB de Madeira.

Segundo levantamento do site Congresso em Foco , 261 deputados usaram a cota da passagem aérea em viagens ao exterior entre janeiro de 2007 e outubro de 2008. Foram 1885 voos internacionais. As viagens ao exterior pagas pela Câmara custaram R$ 4,765 milhões.

A Câmara e o Senado baixaram regras rígidas para evitar uso indiscriminado das passagens aéreas. Agora, nem deputados nem senadores poderão mais doar bilhetes para parentes e "conhecidos".

Lula comenta caso das passagens aéreas; assista ao vídeo

Veja também

Leia mais sobre: passagens aéreas

    Leia tudo sobre: farra das passagenspassagens aéreas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG