Pocket Trilhas traz canções de cinema dos anos 50 - Brasil - iG" /

Pocket Trilhas traz canções de cinema dos anos 50

As cantoras Vânia Bastos e Maria Alcina interpretam hoje músicas que embalaram grandes filmes da Atlântida Cinematográfica da década de 50 no projeto ‘Pocket Trilhas’, promovido pelo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em São Paulo. Vânia Bastos já preparou seu sotaque francês e o inevitável biquinho para recriar a cena que Norma Bengell faz uma paródia de Brigitte Bardot no filme O Homem do Sputnik , comédia de 1959 de Carlos Manga.

Agência Estado |

O disfarce de rumbeira de Oscarito em Aviso aos Navegantes , de 1951 do diretor Watson Macedo, agora será vestido por Maria Alcina que vai interpretar a canção Candelária , de Ruy Rey e Rutinaldo.

Além das duas intérpretes, o idealizador do projeto, o músico Fábio Caramuru, convidou um octeto que tem à frente o pianista e arranjador Marco Antonio Bernardo para reviver dezenas de cenas musicadas das chanchadas. Um clarinete, dois violinos, um contrabaixo, um violoncelo, piano e percussão vão relembrar um repertório "que está perdido há 50 anos", peneirado por Caramuru durante cerca de dois meses.

"Sempre fui apaixonado por essas duas artes, apesar de ser apenas músico. A vontade de fazer algo que reunisse as duas manifestações era antiga. Quando o projeto foi aprovado há cerca de um ano pelo CCBB comecei, então, o trabalho de pesquisa, que foi muito grande. Assisti muita coisa e fui selecionando cenas interessantes que ilustrassem da melhor forma a trilha", conta Caramuru, ressaltando que o projeto sempre teve como foco a música.

O programa, que já abordou as trilhas de Bernard Hermann para Alfred Hitchcock e Nino Rota para Federico Fellini, chega ao fim na próxima terça-feira com os filmes americanos que tiveram como pano de fundo as canções de Richard Rodgers, responsável por toda a trilha de A Noviça Rebelde e autor de clássicos como Blue Moon e My Funny Valentine . "Todo mundo conhece a música criada por Rodgers, mas esquece quem é o cara que está por trás de tudo isso. O Pocket Trilhas está servindo para o resgate e a devida homenagem a todos eles", diz Caramuru. Os arranjos de Rodgers ficam a cargo de Caramuru, que também toca piano, Pedro Baldanza no baixo e Magda Painno no microfone. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Pocket Trilhas . CCBB. Teatro (125 lug.). R. Álvares Penteado, 112, centro de São Paulo. Tel. (011) 3113-3651. Hoje, às 13 h e 19h30. R$ 6.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG