O Franco Atirador estréia no Teatro São Pedro em SP - Brasil - iG" /

O Franco Atirador estréia no Teatro São Pedro em SP

De um lado, o bem; de outro, o mal. O eterno embate de forças está de volta ao palco, em forma de ópera, O Franco Atirador, de Carl Maria von Weber, que estréia hoje no Teatro São Pedro.

Agência Estado |

A obra, de 1821, tem importância histórica - inaugura o romantismo musical alemão, influenciando gerações de compositores, entre eles Richard Wagner. E, na montagem paulistana, atenção para jovens cantores líricos brasileiros, como as sopranos Taís Bandeira e Adriana Magalhães. A direção é de Mauro Wrona e o regente é João Maurício Galindo.

'O Franco Atirador' tem um libreto simples. O guardião das florestas, Kuno (Saulo Javan), quer casar sua filha Agathe (Taís Bandeira e Adriane Magalhães, esta última na récita de terça). O marido deverá ser um bom caçador e atirador, como manda a tradição. Max (Rubens Medina e Gilberto Chaves) se encaixa no papel, mas surge Kaspar (Fernando Gazzoni), que o convence de que está sob efeito de uma força diabólica. É aqui que o texto ganha contornos mais interessantes, à medida que o tom sombrio, mágico de uma floresta povoada por fantasmas ganha representação musical muito fiel da orquestra, alterando o papel do acompanhamento musical, dando à partitura a intensidade dos conflitos e dramas dos personagens principais.

"O sobrenatural é uma presença muito marcante na ópera", diz Mauro Wrona. "Ela não é uma história de amor", diz Wrona. A relação entre Agathe e Max, claro, tem importância no enredo, mas ela vem mais como ponto de partida para se discutir a oposição entre bem e mal do que como exploração dos sentidos e razões dos sentimentos que unem duas pessoas. "No final das contas, a mensagem é: se você crê em Deus, pode tudo; a fé é o mais importante." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

O Franco Atirador . Teatro São Pedro. R. Barra Funda, 171, São Paulo. Tel. (011) 3667-0499. Hoje e 3.ª, 20h30; dom., 17 h. R$ 20. Até 20/5.

    Leia tudo sobre: teatro

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG