Lance Maior faz 40 anos com cópia restaurada e livro - Brasil - iG" /

Lance Maior faz 40 anos com cópia restaurada e livro

Lance Maior se destaca na filmografia de Sylvio Back. Foi seu primeiro filme, lançado em 1968, e é o único também em que aborda um tema totalmente cosmopolita - na verdade, trata-se de um retrato um tanto devastador das pequenas ambições da classe média.

Agência Estado |

Para comemorar seus 40 anos, o longa será exibido hoje em cópia restaurada na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio, onde também ocorre o lançamento do roteiro, publicado pela Imago (184 págs., R$ 30).

É a história de Mário (Reginaldo Faria), bancário que se relaciona com Cristina (Regina Duarte, estreando no cinema), jovem rica, orgulhosa e emancipada. Seu interesse, no entanto, é ascender socialmente. Entre os dois coloca-se Neusa (Irene Stefânia), inexperiente e revoltada com a condição humilde de sua família.

Produzido em uma época dominada pelos militantes do Cinema Novo, Back, assim como Domingos Oliveira, percorreu caminho paralelo o que, se garantiu uma coerência em seu trabalho, também lhe garantiu o desprezo dos que o julgavam alienado.

"Nesse tempo que separa Lance Maior de nossos dias, muitas vezes me assalta a nítida impressão de que não fui eu quem fez o filme! Não sei discernir bem o que está embutido na longevidade dele. Talvez porque sua estética e pegada moral estivessem desalinhadas ao discurso cinematográfico e político da época", diz Back. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG