Eu estava olhando a economia norte-americana com lupa , diz Lula sobre crise financeira nos EUA - Brasil - iG" /

Eu estava olhando a economia norte-americana com lupa , diz Lula sobre crise financeira nos EUA

SÃO PAULO - Apesar de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantir, neste sábado, que não está preocupado com os possíveis impactos que a recessão nos Estados Unidos podem vir a causar na economia brasileira, ele fez questão de destacar que chegou a reunir-se com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, para discutir as melhores formas de reforçar a estabilidade financeira no País.

Filipe Ferrato |

"Quando me disseram que o alimento estava crescendo no mundo inteiro, eu chamei o ministro da Agricultura, chamei o BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social] e colocamos uma política de financiamento para a agricultura familiar: R$ 25 bilhões, até 2010, para financiar [a compra de] 60 mil tratores", destacou Lula.

O presidente da República disse, ainda, que está bastante feliz com o crescimento da indústria e com o aumento de salários promovidos durante a sua gestão. "Por conta da crise internacional, nós tomamos a medida certa. Agora a inflação está caindo [no Brasil]. O governo dos Estados Unidos demorou para tomar atitude", enfatizou. "Esses dias eu estava em Brasília e a imprensa veio perguntar para mim: 'Presidente Lula, e a crise nos Estados Unidos?' Eu falei: 'Pergunte para o Bush. Porque a crise é dele e não somos nós que temos que resolver'", emendou o presidente.

Lula também fez comentários sobre o pacote de US$ 700 bilhões que deve ser solicitado pelo presidente norte-americano George Bush para a compra dos "títulos podres" das grandes empresas que atualmente estão na iminência de fechar as suas portas nos Estados Unidos. "A Bolsa que estava caindo ontem aumentou quase 10% [apenas com o anúncio dos empréstimos]. E eu estava olhando a economia norte-americana com lupa, porque, se os Estados Unidos entram em recessão, cria problema para a Alemanha, para a China e cria problema para o Brasil", acrescentou.

    Leia tudo sobre: george bushlula

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG