Desfiles verdes concorrem com semana de moda de Nova York - Brasil - iG" /

Desfiles verdes concorrem com semana de moda de Nova York

Roupas em papel de jornal, sandálias de plástico reciclado e casacos de lã de ovelha feliz: 10 estilistas ecológicos apresentarão suas coleções à margem da semana de moda, que começa na quinta-feira em Nova York.

AFP |

O acontecimento concorre a partir de domingo com a semana de moda outono-inverno 2010, na qual participam nomes consagrados como Diane von Furstenberg, Ralph Lauren, Marc Jacobs, Catherine Malandrino e Isaac Mizrahi.

Realizada pela primeira vez em setembro do ano passado, a "GreenShows Eco Fashion Week" acontece durante quatro dias a partir de domingo em um edifício do East Village, que recebeu o LEED, um certificado de excelência ambiental no que se refere à arquitetura e urbanismo.

A marca de cosméticos Weleda co-patrocina o evento e faz demonstrações de maquiagem e penteados durante o evento.

Instalada em um ateliê coletivo, Samantha Pleet, de 28 anos, uma das criadoras do programa, fez os últimos retoques em sua coleção, composta por 35 peças que serão apresentadas na terça-feira.

"Estão vendo esta jaqueta que parece ser feita de papel rústico? Na realidade é seda chinesa mergulhada em barro durante dois meses e tingida com batata-doce", explica com convicção a jovem estilista, formada no instituto Pratt.

A jaqueta marrom claro sem brilho efetivamente parece de papel. "É um método tradicional chinês", explica.

No cabide estão alinhados um vestido em microfibra de poliéster reciclado, que parece de antílope, uma blusa de seda tingida com abóbora e frutas vermelhas e casacos de flanela forrados com "lã de ovelha feliz".

"Esta lã é proveniente de Vermont, não se utilizou nenhum produto químico e as ovelhas vivem felizes em liberdade", insiste Samantha.

"Acredito que podemos contribuir com uma revolução ética no mundo da moda", declara o britânico Gary Harvey, que apresentará em Nova York sua coleção de roupas recicladas que já causou sensação em Londres, com um vestido fabricado com 30 exemplares do jornal "Financial Times".

Na loja Kaight de Chinatown, Kate McGregor vende os modelos de vários estilistas que vão desfilar em Nova York. Mas também sapatos de Vivienne Westwood, que a célebre estilista britânica fabrica no Brasil com a Melissa, especialista mundial do Mel-flez, plástico flexível e reciclável.

"Nesta fábrica, todos os desperdícios e excedentes voltam a ser utilizados", assinala. Não se usa nenhum produto de origem animal, os empregados são tratados com respeito e são pagos corretamente, assegura em seu site a Melissa, que acaba de fechar um contrato com o estilista francês Jean-Paul Gaultier.

"Não esperava ter tanto êxito", admitiu Eric Dorfman, organizador do "GreenShows". "Vi que havia cada vez mais marcas 'verdes' e pensei em agrupá-las em desfiles específicos para fazer uma 'semana de moda ecológica'", acrescenta.

"A ecologia é mais que um tipo de fabricação, é uma filosofia de comércio e salários justos, uma tomada de consciência da necessidade de mudar de estilo de vida", concluiu.

    Leia tudo sobre: moda

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG