Acabou a moleza , diz Minc ao anunciar ação na Justiça - Brasil - iG" /

Acabou a moleza , diz Minc ao anunciar ação na Justiça

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou hoje que vai entrar com 81 ações contra empresas e pessoas físicas que desmataram 133 mil hectares de terras. Essas ações somam R$ 227 mil em multas.

Agência Estado |

"Acabou a moleza. Tremei poluidores. Vão pegar um xilindró, onde couber", afirmou Minc. Das 81 ações, 25 vão ser ajuizadas hoje - as outras restantes até o dia 30. Na lista das 81 ações, 18 fazem parte da lista divulgada há cerca de duas semanas com as 100 maiores empresas, pessoas físicas e órgãos do governo que desmataram nos últimos anos.

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que encabeçava a lista, não será alvo de ação porque, segundo o ministro, comprometeu-se a doar terras para conservação ambiental, além de promover o replantio na área desmatada. "Se o Incra pagar a multa em dinheiro, esse dinheiro ia para uma conta pública. O que me garante que esse dinheiro ia para conservação?", indagou Minc.

Segundo ele, a lei também permite que empresas e pessoas físicas façam doações de terras e se comprometam a replantar a área devastada para se livrarem da ação civil pública e, conseqüentemente, da multa. Mas, até agora, ninguém, além do Incra, manifestou interesse nesse sentido.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG