contador de mortos será desativado em Pernambuco - Brasil - iG" /

Após um ano, contador de mortos será desativado em Pernambuco

RECIFE - O primeiro contador de mortos instalado em rua no mundo será desativado no dia 30, em Recife. O relógio digital chamado de Termômetro da Violência foi instalado há um ano na esquina das ruas Joaquim Nabuco e Guilherme Pinto, no bairro central do Derby, e informa o número de pessoas assassinadas no dia, no mês e no ano em todo o Estado.

Agência Estado |

A iniciativa é do site "Pebodycount", criado por quatro jornalistas pernambucanos para discutir a segurança pública no Estado. A faculdade Maurício de Nassau patrocinava o termômetro, mas não renovou a parceria por não poder arcar com os custos de manutenção, estimado em cerca de R$ 14,4 mil por ano.

Os criadores do "Pebodycount" lamentam a desativação por acreditarem que o contador funciona como uma forma de controle social da violência. A contagem dos mortos continua a ser monitorada no www.pebodycount.com.br. O jornalista Eduardo Machado, um dos criadores do site, lembra que a iniciativa teve repercussão internacional - 37 jornais do mundo deram espaço ao assunto.

Segundo ele, há setores que criticam o Termômetro da Violência e que o consideram um desserviço para o turismo. Para Machado, o contador de rua ajuda a impedir a alienação do cidadão, contribui para a informação e reflexão sobre o que cada um pode fazer para mudar a situação e permite, ainda, o acompanhamento da atuação do governo estadual na área de segurança pública.

Leia mais sobre: violência

    Leia tudo sobre: violência

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG