Após troca de farpas com Chinaglia, Ayres Britto nega crise entre os Poderes

BRASÍLIA - O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, negou nesta sexta-feira que a discussão entre ele e o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), sobre o cumprimento da resolução que trata de fidelidade partidária, tenha gerado uma crise institucional entre os Poderes.

Carol Pires, Último Segundo/Santafé Idéias |

Acordo Ortográfico

O ministro diz que cobrou de Chinaglia a cassação imediata do deputado Walter Brito Neto (PRB-PB) na posição de um presidente de uma casa judicial falando ao presidente de uma casa legislativa.

Nesta quinta, ao ser questionado por jornalistas se iria cumprir a orientação de Ayres Britto e cassar o mandato do deputado Neto, acusado de infidelidade partidária ao trocar o DEM pelo PRB fora do prazo legal, Chinaglia respondeu: tenho mantido uma relação cordial com o Poder Judiciário. Pedirei que o presidente do TSE se contenha e não faça cobranças públicas porque serei obrigado a cobrá-lo também.

Confesso que no momento não me preocupei com ele, mas comigo. Como aquela música do Djavan, Flor de Liz, pensei: onde foi que eu errei?, disse Ayres Britto, ao afirmar que releu todas as suas declarações sobre o assunto  e não encontrou nada excessivo ou desrespeitoso. Nem eu sou o presidente do Judiciário nem ele é o presidente do Congresso Nacional, disse.

O presidente do TSE disse ainda que se surpreendeu ao ler as declarações ásperas e agressivasde Chinaglia, mas que está aberto a um entendimento.

Me surpreendi. Para minha surpresa e desagrado, senti um tom áspero e agressivo mesmo [nas declarações]. Mas, desde possa administrar esse impasse nos marcos da institucionalidade, tenho toda a pré-disposição para virar a página. Até porque no plano pessoal, meu baú de guardar mágoas tem o fundo aberto. É da minha natureza, disse.

Leia mais sobre: fidelidade partidária

    Leia tudo sobre: fidelidade partidária

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG