A julgar pela leitura do texto e pela experiência e talento dos artistas envolvidos, vem aí um espetáculo com potencial para comover e fazer rir um público bem amplo. Dirigida por Amir Haddad, a montagem As Meninas estreia amanhã no Teatro Cultura Artística depois de cumprir temporada de sucesso no Rio.

Divulgação

Texto de "As Meninas", sucesso na temporada carioca, foi escrito por Maitê Proença

Em parceria com Luiz Carlos Góes, Maitê Proença é a autora do texto corajoso, na medida em que tem como matéria-prima uma tragédia pessoal, mas igualmente inteligente, pois se afasta completamente de qualquer tom melodramático. A ambientação da peça é um velório e o ponto de vista da narrativa é de duas meninas de 12 anos, Rubi e Luzia, respectivamente filha e sobrinha da morta, assassinada pelo marido, pai de Rubi.

O texto surpreende pelo humor alcançado e, mais ainda, pela liberdade poética: não só a defunta ¿ cansada da posição ¿ se levanta e conversa, como podem sair ainda do caixão avós, cartomantes, antigas empregadas, como se fosse uma espécie de túnel entre vida e eternidade.

Rubi é interpretada por Sara Antunes, atriz cujo talento os paulistanos conhecem por espetáculos como o premiado "Hysteria", do Grupo XIX, do qual é fundadora. A experiente Analu Prestes, de atuações brilhantes como na trilogia da memória de Naum Alves de Souza, é a avó conservadora, desenhada pela autora de forma bem-humorada, num retrato que resvala a madrasta dos contos infantis.

Clarisse Derzié Luz se reveza em vários papéis. "A mãe é interpretada por Vanessa Gerbelli, que é muito boa atriz e Patricia Pinho está muito bem, ela dá o tom de humor com sua interpretação de Luzia, é muito engraçada, mas na medida", diz Amir Haddad.

Serviço ¿ "As Meninas"
De 12 de março a 02 de maio de 2010
Teatro Cultura Artística Itaim, São Paulo
Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 1830, Itaim Bibi
Sextas, às 21h30; sábados, 21h; domingos, 18h
Ingressos: R$ 60 e R$ 70 (sábados)
Informações: (11) 3078-7427

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.