Após repercussão de ranking, Minc sai em defesa dos carros movidos a álcool

BRASÍLIA - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, fez questão de reforçar nesta quinta-feira que os veículos movidos a álcool são os mais ¿verdes¿. Diante da repercussão negativa do ranking dos carros poluidores, Minc afirmou que o etanol é ¿sem sombra de dúvida¿ o combustível que polui menos.

Christian Baines, repórter em Brasília |


A emissão de CO2 nos carros a álcool pelo IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) é considerado zero, porque tudo que é emitido é absorvido no crescimento da cana. Então, padrão de emissão dos carros a álcool em relação a CO2 é zero. Temos que fazer uma grande defesa dos carros a álcool. Sem sombra de dúvida é o combustível que polui menos, disse durante cerimônia de lançamento do Zoneamento Agroecológico da Cana-de-Acúcar (ZAE Cana).

Nesta quarta-feira (16/09), o Ministério do Meio ambiente divulgou o ranking elaborado pelo Ibama listando os automóveis que mais poluem vendidos no País. Apesar de o etanol ser considerado mais limpo, os veículos movidos a álcool estão em oito das últimas quinze posições.

O ranking realizou 250 avaliações de carros produzidos em 2008. O desempenho de cada um deles pode ser encontrado no site do Ibama .

Falar em alto e bom tom

Minc disse ainda que foi muito produtiva a reunião desta manhã com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e os governadores dos nove Estados da Amazônia Legal, para tratar da postura que o Brasil vai levar à Conferência de Mudanças Climáticas de Copenhagen, em dezembro.

Segundo o ministro, o Brasil vai levar uma proposta dura e vai cobrar os países avançados por mais mudanças. Nós vamos cobrar muito dos países que são os grandes responsáveis. Vamos falar em alto e bom tom. Afinal, quem está fazendo a lição de casa, pode falar alto com aqueles que realmente estão poluindo. (...) O Brasil está fazendo seu dever de casa. Este ano, teremos o menor índice de desmatamento da Amazônia, concluiu.

Leia mais:


Leia mais sobre: álcool

    Leia tudo sobre: carlos minclulameio ambientetransporteálcool

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG