Após renúncia, PSol apresentará projeto para eleição aberta de corregedor da Câmara

BRASÍLIA - Após o escândalo do ex-corregedor da Câmara dos Deputados, Edmar Moreira (DEM-MG), acusado de fraudar a Previdência, a bancada do PSol apresentará nesta terça-feira um projeto sugerindo que o cargo de corregedor da Câmara dos Deputados seja preenchido por eleições com voto aberto.

Carol Pires e Severino Motta - Santafé Idéias |

Hoje, o 2º vice-presidente acumula as funções de corregedor-geral da Câmara, ficando responsável pelas diligências e investigações sobre denúncias de quebra do decoro parlamentar. Pela proposta do Psol, o corregedor deve ser desvinculado da Mesa Diretora e escolhido em eleições abertas, diferente do pleito para os demais cargos, que ocorre em votação secreta.

Para o líder da legenda, deputado Ivan Valente (SP), o critério para a escolha do cargo deve-se primar pela moralidade pública reconhecida e notória independência, e não pela proporcionalidade partidária.

O deputado Raul Jungmann (PPS-PE), também é autor de um projeto com o mesmo teor da proposta do PSol. O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP) deve levar os projetos para discussão na reunião da Mesa Diretora ainda nesta semana. Se for o caso, os dirigentes da Câmara podem aprovar regime de urgência urgentíssima para os projetos e levá-los à votação na próxima sessão deliberativa.

O deputado Edmar Moreira (DEM-MG) é acusado de apropriação ilegal de contribuições do INSS, além de não ter declarado à Justiça Eleitoral um castelo que possui na região da Zona da Mata, no Sul de Minas Gerais, avaliado em R$ 25 milhões. No domingo, ele renunciou, em carta entregue ao presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP), ao cargo de 2º vice-presidente. 

Até a próxima quarta-feira, deve haver nova eleição para preencher o cargo deixado por Moreira. A expectativa é de que Vic Pires Franco (DEM-PA) seja conduzido à vaga, uma vez que ele era o candidato oficial do blocão (grupo de partidos que apoiaram a eleição de Temer), mas perdeu a eleição para Edmar Moreira, candidato avulso na disputa.

    Leia tudo sobre: corregedor

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG