Após pesquisa, partidos da base governista cobram decisão de Ciro

Líderes de nove partidos da base governista se reuniram na tarde desta segunda-feira em São Paulo e, baseados na pesquisa do Datafolha divulgada domingo, decidiram fazer uma nova consulta ao deputado Ciro Gomes (PSB-SP) para tentar apressar uma decisão sobre sua possível candidatura ao governo paulista.

Ricardo Galhardo, iG São Paulo |

Na reunião, as lideranças partidárias avaliaram que a pesquisa empurra ainda mais Ciro para a disputa em São Paulo. Com a queda do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e o crescimento da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), a possibilidade de Serra ganhar no primeiro turno sem Ciro na disputa se tornou mais remota, segundo avaliação dos dirigentes.

"A pesquisa reforça nossa convicção de que uma candidatura que unifique o campo da esquerda não corre o risco de perder no primeiro turno. Pelo contrário, se nos empenharmos temos chance de vencer no primeiro turno", disse a presidenta do comitê estadual de São Paulo do PC do B, Nadia Campeão.

Segundo ela, os partidos vão procurar Ciro para tentar adiantar a data da reunião prevista para o dia 15 de março. Esta seria a primeira de duas conversas com Ciro, que considera fundamental aguardar a desincompatibilização de Serra do governo para se decidir.

O prazo de desincompatibilização termina no dia 2 de abril. Ciro aposta que Serra vai desistir da disputa presidencial para concorrer à reeleição em São Paulo, empurrando Aécio Neves para a eleição presidencial e alterando todo o quadro eleitoral.

"Talvez a pesquisa faça o Ciro refletir melhor sobre a candidatura em São Paulo. Na reunião em Brasília ele disse que é fundamental confirmar o gesto do Serra antes de se definir. Agora fica nossa preocupação pois é preciso darmos o primeiro passo na disputa de São Paulo", disse Nadia Campeão.

Leia mais sobre Ciro Gomes .

    Leia tudo sobre: eleições 2010

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG