Após promover a irmã, Ana Maria Maia, o prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia (DEM), pretende fazer o mesmo em relação ao sobrinho Carlos André Xavier Bonel Júnior. O objetivo das medidas é driblar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que proíbe nepotismo e evitar a demissão dos parentes.

Ana Maria ocupava a subsecretaria municipal de Eventos e foi nomeada para chefiar a nova Secretaria Especial de Eventos do Rio. Bonel Júnior é subsecretário de Assuntos Administrativos.

O STF proibiu a prática de nepotismo na semana passada, mas a decisão não atinge cargos de secretários municipais. "Ana Maria tinha status de secretária e portanto continuou ganhando rigorosamente o mesmo", disse o prefeito. Quanto ao sobrinho, ele disse que aguarda parecer da Procuradoria-Geral do Município (PGM). "Depois do parecer lhe digo (para que cargo Carlos André seria promovido)." Para Maia, o sobrinho é "imprescindível".

A presidente da Fundação Planetário, Carmen Adela Ibarra Pizarro, cunhada do prefeito, e a presidente da Fundação Rio-Zôo, Anita Carolina Levy Ibarra, sobrinha da primeira-dama, Mariângeles Maia, serão mantidos nos cargos, disse Maia. "Os presidentes de empresas, autarquias e fundações são extensíveis, como cargos políticos, aos dos secretários", alegou ele, por e-mail. "Os demais que não estiverem nessa situação serão exonerados na forma dos esclarecimentos da PGM."

Sobrinho de Mariângeles, o assessor da Secretaria de Assistência Social Sebastian Ibarra "certamente será exonerado", segundo o prefeito, "se a PGM, interpretando o Código Civil, disser que é parente até o terceiro grau". Os decretos com a exoneração da irmã da subsecretaria e a nomeação dela para a secretaria foram publicados hoje.

O prefeito nega a criação de uma nova pasta, que precisaria de aprovação da Câmara, afirma que houve apenas mudança de nome e sustenta que "as despesas ficaram as mesmas". Procurada, a assessoria de imprensa da prefeitura informou que Ana Maria Maia não daria entrevista. Para o prefeito, manter a irmã na administração municipal não é nepotismo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.