A instabilidade causada pelo deslocamento de uma frente fria pelo Uruguai chega ao sul do Brasil e são esperadas pancadas de chuva no Rio Grande do Sul hoje, segundo previsão do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC). Diversas cidades do Estado decretaram situação de emergência por conta da estiagem dos últimos meses.

Nas regiões Norte e Nordeste, mantém-se a previsão de pancadas de chuva. E persiste a chance de chuva forte principalmente entre Tocantins, Pará, Maranhão, Piauí e Ceará. Na faixa leste e no nordeste do Nordeste, entre o Recôncavo Baiano e o Rio Grande do Norte, esperam-se chuvas intensas e acumulados significativos de chuva. Nos Estados do Ceará, da Bahia, do Maranhão e do Piauí, as chuvas das últimas semanas deixaram milhares de desabrigados.

As temperaturas elevadas e o transporte de umidade entre a Amazônia e oeste da Região Centro-Oeste, Paraná e Santa Catarina, poderão causar pancadas bastante localizadas de chuva. Nas demais áreas do País, o sol aparece entre poucas nuvens. As temperaturas máximas deverão diminuir um pouco no Rio Grande do Sul, devido ao aumento de nuvens.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.